terça-feira, 24 de março de 2009

O Programa de Monitoria & Estágios do ECE RJ




23 de março de 2009 Tempo: 3 min e 29 segundos

O foco fundamental do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro é preparar o jovem para o ingresso no mercado de trabalho, através de uma série de vivências práticas nos diversos setores, e de um currículo de capacitação básica para a empregabilidade. No Programa freqüentam no contra-turno da escola, em jornada de quatro horas, recebendo uma bolsa mensal. No decorrer do Programa são indicados, com prioridade, através do Balcão de Oportunidades, para programas de Jovem Aprendiz e estágios em empresas.
Podem se candidatar alunos do ECE RJ que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
É pré-condição já serem alunos do ECE RJ no ano anterior, ou de uma das turmas da capacitação básica para o emprego, salvo o de Normalista e Curricular.Também, obrigatoriamente estarem cursando escola regular e terem sido aprovados no ano anterior.



  • Monitoria – Uma vez na semana freqüentam as oficinas de capacitação básica para a emprego e nas demais duas vezes as vivências práticas atuando em rodízio nos diversos setores. Na vivência prática são desenvolvidas as competências necessárias exigidas pelo moderno mercado de trabalho.
  • Estagiário de Ensino Médio – Freqüentam os cinco dias da semana, atuando nas vivências práticas, prioritariamente em funções em que desenvolvem capacidade para liderar equipes e organização do trabalho. Apenas para os que estão no 3º ano do Nível Médio e que tenham sido monitores anteriormente.
  • Estagiário Normalista – Estágio, diário, articulado com o curso de formação que fazem na escola de formação de professores da região. Atuam especialmente na área de apoio e reforço escolar da Biblioteca.
  • Estagiário Curricular – Jovens que são encaminhados pelas escolas para cumprir carga curricular de responsabilidade social, ou como trabalho voluntário. Atuam especialmente na biblioteca auxiliando as crianças nas diversas atividades. A carga horária é variável, de acordo com a possibilidade do jovem, ou meta a cumprir para o seu currículo.


As oficinas para a Capacitação Básica para a Empregabilidade no Programa de Monitoria.

  • Oficinas Esportivas – metodologia especial para desenvolvimento de habilidades básicas para empregabilidade como : trabalho em equipe, disciplina, respeito, foco no resultado, comunicação, auto desenvolvimento, respeito ao gênero e à diversidade.

  • Oficinas de Artes Cênicas – Utilização do Teatro e da Dança da Música, com foco no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão, na interpretação, na postura corporal, na auto-estima. Produzem e atuam na apresentação cênica vinculada ao tema de evento pedagógico do projeto.
  • Dinâmicas de grupo – Entrevista de emprego, elaboração de currículo, postura profissional, qualidade no atendimento, conhecimentos básicos sobre direitos do cidadão, informações essenciais sobre os cuidados à saúde.
  • Integração Digital – Utilização da informática e das novas tecnologias da comunicação. Desenvolvimento da leitura, da interpretação de texto, da escrita, de operações básicas em matemática. Domínio da navegação e pesquisa na web, elaboração e manutenção de blog pessoal, tendo como centro as atividades na monitoria.
  • Vivência Ambiental – Passeio pedagógico na Trilha Pau Brasil bem como ações e atuação no Espaço Verde do ECE RJ, e nos eventos pedagógicos de desenvolvimento da consciência ambiental.




    Vídeo produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro

Depoimentos ( por ordem de entrada):

  • Profª Roberta Reis - Coordenadora do Programa de Monitoria e Estágios
  • Alex Firmiano - Assistente administrativo
  • Iene Bezerra - Estagiária Ensino Médio
  • Fabiana Simão - Estagiária Normalista
  • Gabriella Neto - Estagiária Normalista
  • Úrsula Puetter - Estagiária Curricular

Imagens: Jackson Simão e Jenifer Gomes

Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ

domingo, 15 de março de 2009

A Biblioteca do ECE RJ


3 de março de 2009 Tempo: 2 min e 47 segundos

O vídeo apresenta resumidamente a Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, seus espaços, ações e objetivos. A Biblioteca tem como foco a faixa etária até 11 anos, excetuando o setor de acervo e leitura que aberto a todas as faixas etárias.

  • INTERNET INFANTIL : Setor para crianças até 11 anos com computadores para com acesso à internet, via banda larga.
  • ESPAÇO MULTIMÍDIA : videoteca onde as crianças escolhem livremente o vídeo/dvd que desejam assistir. Também utilizados por professores que trazem alunos para complementação pedagógica
  • APOIO ESCOLAR : conjunto de iniciativas, com metolodologia de apreder/fazendo com objetivo de desenvolvimento de capacidades e saberes essenciais. Especial ênfase no desafio de ler, interpretar e escrever.
  • ECO-BRIQUEDOTECA: estratégia para produzir brinquedos utilizando materiais recicláveis com foco no desenvolvimento de uma consciência ambiental.
  • ESPAÇO INFANTIL: área com brinquedos e televisão, especialmente ambientada para crianças de 2/4 a 8 anos e suas mães ou responsáveis.
  • CANTO DA LEITURA: biblioteca com um acervo de mais de 30.000 livros doados, e mesas para leitura, aberta a qualquer idade.

video produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro

  • Participação: Profª Roberta Reis, alunos da Biblioteca, monitores e estagiários.
  • Imagens: Andressa Alves e Marcos Venicius
    Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ

Espaço Criança Esperança no Jornal Hoje

Matéria veiculada pelo Jornal Hoje( TV Globo em 1 de agosto de 2007). Tempo: 00:01:19

" A chance de conquistar um emprego e de vencer a discriminação social. O Jornal Hoje mostra o resultado do Projeto Criança Esperança no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro.
Priscila Freitas chefia uma equipe de um hotel cinco estrelas no Rio. É o primeiro emprego dela, que começou aos 19 anos como camareira. Aos 21 é supervisora.
Foi no Espaço Criança Esperança da Favela do Cantagalo que Priscila fez o curso de camareira, virou profissional e se encorajou para enfrentar o mercado de trabalho. “Morando numa comunidade, como que eu vou conseguir um emprego, como as pessoas vão me olhar. E, depois que eu fiz o curso, isso mudou“, conta.
O Criança Esperança faz parcerias para formar mão-de-obra para outras empresas. Quem recebe os pedidos e analisa as possibilidades de emprego são pessoas contratadas, que se profissionalizaram no Criança Esperança da Favela do Cantagalo.
Nesse espaço se ensina que ser cidadão e desenvolver a capacidade e a competência profissional são exercícios que começam muito cedo. Companheirismo, convivência, cumplicidade, o respeito ao próximo. Ninguém precisa organizar a fila. Para chegar aos teclados, primeiro a senha, depois a chamada. “Desde a criança a gente pensa em como habilitar para que ele se torne um jovem com inserção social, inserção no mundo do trabalho e que ele possa ser feliz e ter uma vida de sucesso“, diz Norma Reis, coordenadora do projeto."

Vamos à luta ! ( A metodologia)



08 de maio de 2008. Tempo : 4 min e 01 segundos

No Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro (ECE RJ) a metodologia pedagógica articula as virtudes das diversas atividades realizadas num tecido capaz de promover o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, na perspectiva do desenvolvimento humano, da Cidadania, de uma Cultura de Paz.
Do egocentrismo infantil, da descoberta do grupo e do colega, da tempestade da afirmação da identidade na adolescência às bases que se constroem na juventude para a vida autônoma.

Desenvolve

Capacidades - Capacidade de interpretar, comunicar, falar e ouvir, até as exigidas para cada etapa e condição da vida.
Habilidades - As exigidas para o fazer proposto, em especial as para a empregabilidade juvenil, como trabalho em equipe, respeito, disciplina, comunicação, foco no resultado e auto-desenvolvimento.
Valores - Do universal e essencial respeito à vida, do amor ao próximo, respeito à diversidade, aos valores do universo cultural contemporâneo.
Saberes básicos - Dos essenciais como saber ler, escrever, contar, digitar até os pertinentes ao nível escolar, ao específico profissional, e para a vida.

E, sobretudo, desenvolve competências,
aprendendo com a Vida, desenvolvendo para a Vida.

  • Cognitivas : aprender a conhecer
  • Produtivas: aprender a fazer
  • Relacionais: aprender a viver juntos
  • Pessoais: aprender a ser

Definidas como “Os quatro Pilares da Educação para o Séc. XXI” pelo Relatório Delors (UNESCO)

Como referências teórica básicas :

  • Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI
  • Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Edgar Morin.

E, a obra de autores consagrados na Pedagogia como: Jean Piaget, L.S.Vigotsky, Phillipe Perrenoud, John Dewey, Freinet, Paulo Freire, entre outros.

No vídeo, produzido com a participação dos jovens e a equipe do Projeto, a Profa Norma Reis, coordenadora pedagógica, apresenta, de uma forma resumida, atividades relacionando-as à aspectos da metodologia utilizada.

Observação: o vídeo foi realizado durante a filmagem de uma equipe produtora de TV francesa preparando um documentário para programa do canal NT1, da França, com difusão para a Europa.


vídeo produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro
Participação: Equipe do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro
Imagens: Janderson Balbino (18 anos) e Helber de Lima (16 anos)
Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ