quinta-feira, 18 de junho de 2009

Junho-Julho: Viver é preciso!


“Preservar o Meio Ambiente, cuidar da nossa Saúde”

Esse será o tema do nosso bimestre, junho-julho, que está pautado no Princípio 4 , dos Direitos da Criança, o Direito à Saúde.
Vamos discutir como podemos obter hábitos saudáveis e, como esses trazem benefícios para a nossa Saúde.
Vamos, também, entender um pouquinho do funcionamento do nosso corpo e órgãos.
Mas, como sabemos que, Saúde e Meio Ambiente são áreas intrinsecamente ligadas, não sendo possível prevenir e proteger a nossa Saúde sem cuidar do Meio Ambiente, e que Saúde pressupõe um Ambiente saudável, vamos ampliar nossas discussões, aqui no Espaço, na vertente: “Preservar o Meio Ambiente, cuidar da nossa Saúde”.
Em contraponto à expressão "Navegar é preciso; viver não é preciso", cunhada por Pompeu, general romano, e celebrizada por Fernando Pessoa em seu poema, "Navegar é preciso", recuperamos uma verdade: "Viver é preciso".
Tudo isso na busca de uma verdade, e contradizendo Fernando Pessoa.
Através de um encontro com os professores, discutimos o tema, que será abordado nas suas aulas e, posteriormente, serão elaborados trabalhos com os alunos. Esses materiais serão colocados nas mesas expositivas, no hall de exposição, do ECE RJ e, dessa forma, todos poderão ficar de olho na sua Saúde e na do Planeta também.
Navegar é preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.


[Nota de SF
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]
Assista o vídeo

Veja também o trabalho produzido pelos professores e seus alunos:

terça-feira, 9 de junho de 2009

REFORÇO ESCOLAR –PARCERIA SME-ECE RJ


No ponto de partida uma triste constatação

Logo ao iniciar este ano letivo a nova Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, realizou um levantamento da situação de aprendizagem nas escolas municipais do Rio.
Destacamos abaixo alguns pontos do artigo A educação carioca, de autoria da Secretária Claudia Costin ( veja a íntegra no site: http://www.rio.rj.gov.br/sme/)


"...... uma prova foi aplicada para todas as crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro, do 2º ao 9º anos. A prova contemplou os conteúdos de português e matemática que fazem parte do currículo municipal e que deveriam ter sido ensinados no ano imediatamente anterior ao que a criança estuda atualmente. Antes disso, os alunos receberam uma revisão intensiva das duas disciplinas, por 45 dias. O objetivo era identificar quais crianças precisavam de alguma ajuda para ter um bom desempenho escolar no ano em curso. Queríamos também saber em que assuntos esta ajuda seria importante. Os resultados já saíram: cerca de 286.500 necessitam de algum reforço."
".....outra avaliação foi utilizada para saber se havia analfabetos funcionais nas escolas cariocas. Infelizmente havia e não eram poucos: 28. 879 crianças de 4º, 5º e 6º anos não entendiam o que liam e apenas sabiam desenhar as letras, sem conseguir dar sentido lógico ao que escreviam."

"......O MEC e o compromisso Todos pela Educação vêm monitorando o desempenho das escolas. No caso do Rio, pelos dados do Prova Brasil de 2007, infelizmente apenas 23,20% das crianças de 5º ano sabem o que é esperado para sua série em matemática e em língua portuguesa, apenas 29,07%, num claro retrocesso em relação a mensuração semelhante realizada em 2005."

"...Mas de quem seria a culpa? Certamente que não do professor carioca. Lidando com o complexo desafio de formar seres humanos, num contexto de famílias desestruturadas e sem acesso ao saber letrado, os professores procuram, muitas vezes sem instrumentos de apoio para isso, fazer da melhor forma sua tarefa."

A estratégia

Neste mesmo artigo a Secretária define as linhas gerais da estratégia de superação:

“....Neste sentido, duas iniciativas distintas serão conduzidas: vamos realfabetizar as crianças que ainda não dominam as letras, mesmo estando em séries mais avançadas, e faremos um processo de reforço escolar para aqueles que demonstram dificuldades em português e matemática. Para tanto, foram enviados às escolas cadernos de reforço escolar, com teoria e exercícios que cobrem as dificuldades de cada criança.”

Língua Portuguesa e Matemática são pontos críticos

A leitura, a interpretação, são condições essenciais inclusive para o aprendizado de outros conteúdos. Da mesma forma o cálculo básico, o domínio elementar de operações matemáticas, interferem em tudo. Daí a priorização de português e matemática no reforço escolar.

A parceria SME/ ECE RJ


A partir dos materiais, cadernos de reforço escolar, produzidos pela Secretaria, o ECE RJ mobiliza nossos jovens monitores para acompanharem a realização dos exercícios das turmas da escola, organizados em pequenos grupos.
É como "irmãos mais velhos" ajudando os "menores" a realizarem o dever de casa. Ajudam a superar o déficit no repertório cultural, no acesso ao saber letrado das famílias destas crianças.
Um duplo resultado aprendem as crianças, aprendem os jovens. Como no dizer deles mesmo "ensinando se aprende".
Esta á a dinâmica empreendida que é supervisionada pela Profª Marli.
Acompanhe pelo blog: >>Reforço Escolar no ECE RJ