23 de março de 2009 Tempo: 3 min e 29 segundos
O foco fundamental do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro é preparar o jovem para o ingresso no mercado de trabalho, através de uma série de vivências práticas nos diversos setores, e de um currículo de capacitação básica para a empregabilidade. No Programa freqüentam no contra-turno da escola, em jornada de quatro horas, recebendo uma bolsa mensal. No decorrer do Programa são indicados, com prioridade, através do Balcão de Oportunidades, para programas de Jovem Aprendiz e estágios em empresas.
Podem se candidatar alunos do ECE RJ que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
É pré-condição já serem alunos do ECE RJ no ano anterior, ou de uma das turmas da capacitação básica para o emprego, salvo o de Normalista e Curricular.Também, obrigatoriamente estarem cursando escola regular e terem sido aprovados no ano anterior.
- Monitoria – Uma vez na semana freqüentam as oficinas de capacitação básica para a emprego e nas demais duas vezes as vivências práticas atuando em rodízio nos diversos setores. Na vivência prática são desenvolvidas as competências necessárias exigidas pelo moderno mercado de trabalho.
- Estagiário de Ensino Médio – Freqüentam os cinco dias da semana, atuando nas vivências práticas, prioritariamente em funções em que desenvolvem capacidade para liderar equipes e organização do trabalho. Apenas para os que estão no 3º ano do Nível Médio e que tenham sido monitores anteriormente.
- Estagiário Normalista – Estágio, diário, articulado com o curso de formação que fazem na escola de formação de professores da região. Atuam especialmente na área de apoio e reforço escolar da Biblioteca.
- Estagiário Curricular – Jovens que são encaminhados pelas escolas para cumprir carga curricular de responsabilidade social, ou como trabalho voluntário. Atuam especialmente na biblioteca auxiliando as crianças nas diversas atividades. A carga horária é variável, de acordo com a possibilidade do jovem, ou meta a cumprir para o seu currículo.
As oficinas para a Capacitação Básica para a Empregabilidade no Programa de Monitoria.
- Oficinas Esportivas – metodologia especial para desenvolvimento de habilidades básicas para empregabilidade como : trabalho em equipe, disciplina, respeito, foco no resultado, comunicação, auto desenvolvimento, respeito ao gênero e à diversidade.
- Oficinas de Artes Cênicas – Utilização do Teatro e da Dança da Música, com foco no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão, na interpretação, na postura corporal, na auto-estima. Produzem e atuam na apresentação cênica vinculada ao tema de evento pedagógico do projeto.
- Dinâmicas de grupo – Entrevista de emprego, elaboração de currículo, postura profissional, qualidade no atendimento, conhecimentos básicos sobre direitos do cidadão, informações essenciais sobre os cuidados à saúde.
- Integração Digital – Utilização da informática e das novas tecnologias da comunicação. Desenvolvimento da leitura, da interpretação de texto, da escrita, de operações básicas em matemática. Domínio da navegação e pesquisa na web, elaboração e manutenção de blog pessoal, tendo como centro as atividades na monitoria.
Vídeo produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro
Depoimentos ( por ordem de entrada):
- Profª Roberta Reis - Coordenadora do Programa de Monitoria e Estágios
- Alex Firmiano - Assistente administrativo
- Iene Bezerra - Estagiária Ensino Médio
- Fabiana Simão - Estagiária Normalista
- Gabriella Neto - Estagiária Normalista
- Úrsula Puetter - Estagiária Curricular
Imagens: Jackson Simão e Jenifer Gomes
Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ