quinta-feira, 23 de abril de 2009

Abril-Maio:Educação, Aprender é Gostoso e Encanta


Aprender é gostoso e encanta.
O que é e como trabalhar esse bimestre

Instigar o aluno a refletir sobre assuntos do mundo, numa visão crítica, é indispensável para a convivência em sociedade. E é através dos nossos eventos pedagógicos, no Espaço Criança Esperança RJ, que trazemos essas discussões para nosso grupo de professores, alunos e familiares.
Para um melhor entendimento, podemos dizer que os nossos eventos pedagógicos representam os temas transversais dos PCNs (publicados pelo MEC), assim chamados, porque são temas que perpassam todas as disciplinas de maneira constante.
E é dessa forma que acontece aqui no Projeto. Elegemos um tema no bimestre e desencadeamos discussões que envolvem todas as nossas oficinas.
Nesse bimestre, vamos discutir a Educação, como um dos princípios dos Direitos da Criança, dando um foco no como Aprender é Gostoso e Encanta.
Como podemos trabalhar esse tema?
Inicialmente, precisamos entender( e isso acontecerá através de uma capacitação para os professores) que, educar com criatividade é ensinar o prazer de aprender, e com essa criatividade e ousadia, podemos transformar a cidade, a arte, o nosso ambiente, em fontes de aprendizado, tirando, do dia-a-dia, motivação para os alunos. Ou o caminho inverso: Trazer o universo do aluno para a “sala de aula”, para alcançar nossos objetivos, com a ajuda de brincadeiras, músicas, jogos ou qualquer outra ferramenta lúdica pode ter um papel imensurável no aprendizado.
Quando o professor, juntamente com sua turma, desenvolve atividades prazerosas, através de jogos, por exemplo, ele está estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia das crianças, que por sua vez facilitam o desenvolvimento destas, quer seja na linguagem, no pensamento, na concentração, etc.
E será através dos trabalhos que serão desenvolvidos nas oficinas e posteriormente expostos nas mesas expositivas, no hall de exposição do ECE RJ, que poderemos demonstrar como tudo isso acontece.

Assista o vídeo:



Veja também o trabalho produzido pelos professores e seus alunos:

2 comentários: