quinta-feira, 18 de junho de 2009

Junho-Julho: Viver é preciso!


“Preservar o Meio Ambiente, cuidar da nossa Saúde”

Esse será o tema do nosso bimestre, junho-julho, que está pautado no Princípio 4 , dos Direitos da Criança, o Direito à Saúde.
Vamos discutir como podemos obter hábitos saudáveis e, como esses trazem benefícios para a nossa Saúde.
Vamos, também, entender um pouquinho do funcionamento do nosso corpo e órgãos.
Mas, como sabemos que, Saúde e Meio Ambiente são áreas intrinsecamente ligadas, não sendo possível prevenir e proteger a nossa Saúde sem cuidar do Meio Ambiente, e que Saúde pressupõe um Ambiente saudável, vamos ampliar nossas discussões, aqui no Espaço, na vertente: “Preservar o Meio Ambiente, cuidar da nossa Saúde”.
Em contraponto à expressão "Navegar é preciso; viver não é preciso", cunhada por Pompeu, general romano, e celebrizada por Fernando Pessoa em seu poema, "Navegar é preciso", recuperamos uma verdade: "Viver é preciso".
Tudo isso na busca de uma verdade, e contradizendo Fernando Pessoa.
Através de um encontro com os professores, discutimos o tema, que será abordado nas suas aulas e, posteriormente, serão elaborados trabalhos com os alunos. Esses materiais serão colocados nas mesas expositivas, no hall de exposição, do ECE RJ e, dessa forma, todos poderão ficar de olho na sua Saúde e na do Planeta também.
Navegar é preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.


[Nota de SF
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]
Assista o vídeo

Veja também o trabalho produzido pelos professores e seus alunos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário