quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Educação no território em pacificação






A reunião do Centro de Estudos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, na segunda feira, 21 de fevereiro, teve como tema central : Educação no território em pacificação – Enfrentando as vulnerabilidades educacionais.



Pesquisa realizada pela FIRJAN em áreas do Rio de Janeiro com UPPs evidencia dado alarmante no que diz respeito à educação, como mostra o quadro abaixo: (Fonte: FIRJAN DEZ 2010)

Aproximadamente metade dos jovens de 15 a 24 anos das comunidades não está na escola, sendo a situação mais crítica na parcela de jovens que além de não estudarem também não trabalham. Agravado ainda mais pelo fato de que entre os maiores de 25 anos a escolaridade média é de 6,4 anos de estudo no Cantagalo e de 5,9 anos no Pavão/Pavãozinho, ou seja ensino fundamental incompleto .


De outro lado em levantamento realizado no Balcão de Oportunidades do ECE RJ verificamos que, em mais de 7.000 vagas captadas no ano passado, que um candidato que não tenha o ensino fundamental completo tem apenas 14% de oportunidades enquanto que com ensino médio fundamental suas chances dão um salto para 97%.



É evidente que escolaridade é essencial mas que também está colocada a questão da auto-estima, do compromisso, e da postura, como exigência das empresas, questões exaustivamente demonstradas em pesquisas.



Para estes jovens que também não tem uma experiência prévia para apresentar ao empregador, enfrentam preconceitos em função do local de moradia, com uma "network" precária, dado que não dispões de círculo de relações familiares ou mesmo de amigos que os apresentem para empregos de melhor nível, seus desafios são imensos. Ou seja a perspectiva de vida autônoma, inexistente sem emprego ou renda própria, condição da Cidadania fica comprometida. Como também todo o esforço que está mobilizando o processo das UPPs para uma Paz, perene e sustentável.



Duas estratégias se combinam para enfrentar estas vulnerabilidades.



Tendo a equipe e programa de monitoria e estágios irmanados como um núcleo central de ação, articulando e envolvendo todos alunos, os familiares diretos, outros moradores e instituições locais, bem como parcerias e aliados, agir em três campos:







  • No campo das atividades do ECE RJ manter esta busca permanente de crescimento no sentido de um projeto de excelência tendo com missão : Ser uma "escola" diferente, um exemplo, em instalação de qualidade onde a Educação por excelência, viabilizada com recursos de parceiros, ajuda famílias, em especial crianças, adolescentes e jovens, a produzir cidadania, cultura de Paz e compromisso ambiental; norteado pela visão de produzir Cidadania desenvolvendo Competências.




  • No que diz respeito ao chamado mundo escolar colaborar para uma educação de qualidade, dos centros escolares do entorno, em especial com o CIEP Pres João Goulart, com parceria em inúmeras frentes desde a educação infantil às atividades complementares ao núcleo básico das disciplinas escolares.









  • E, na comunidade, extra-muros, propriamente dita, colaborando para iniciativas que promovam o progresso econômico e cultural, onde a AGENDA ECE RJ RIO 2016 tem lugar de destaque, pelas oportunidades que se abrem e a superação das graves vulnerabilidades educacionais identificadas, na perspectiva de um TODOS PELA EDUCAÇÃO do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, inscrevendo as metas deste movimento como ponto de honra.


A segunda linha estratégica diz respeito à protagonização dos jovens nesta caminhada, do empoderamento, uma vez que não apenas é indispensável como o futuro da própria comunidade depende das atitudes que estes jovens moradores desenvolvam. Deles a Paz, o progresso, o bem estar de todos, depende. Neste campo o Programa de Monitoria e Estágio é protagonista essencial, construindo sua diretriz a partir de projetos.



A recente bem sucedida experiência em que um projeto de lazer, por eles produzido, com a equipe atuando como "mentoring", a ida à Arraial do Cabo, é ilustrativa. É um projeto de lazer, mas nele está indissociável o fazer, o trabalho que implicou, dimensões inseparáveis como nos alerta Edgar Morin, o homem é faber-ludens simultaneamente.



No horizonte imediato o segundo projeto do Programa : RETRATO DO ECE RJ, onde divididos por duplas estarão "retratando" todos os setores do ECE RJ, em entrevistas com os respectivos responsáveis, e recepcionando os novos monitore em abril



Para abril, especialmente para o Dia da Educação, está no horizonte como projeto o MAPA DA EDUCAÇÃO DO CANTAGALO, PAVÃO/PAVÃOZINHO identificando todas as oportunidades educacionais internas nas comunidades, bem como do entorno. Na culminância um seminário ou algo, tendo como eixo o TODOS PELA EDUCAÇÃO do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.



Que claro exigem um AMBIENTE EDUCADOR envolvendo todos, educado-educador.



















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