terça-feira, 22 de março de 2011

Retrato do ECERJ - Roberta Reis

Nome: Roberta Reis

Formação: formada em educação física, com pós-graduação em psicopedagogia e mestrado em educação.

E-mail: Roberta@vivario.org.br

Orkut: robertarvs@gmail.com

Contatos: 9304-0211/7894-5254


Roberta Reis é responsável pela biblioteca. A biblioteca é dividida pôr tais setores:



• Espaço Infantil – O espaço infantil é um espaço adequado para a faixa etária que se propõe a atender (3 a 6 anos), especialmente para desenvolvimento, através do brincar, ainda mais sabendo-se que na comunidade e na escola não oferecem espaços como esses, com a supervisão de toda equipe do ECE RJ.O espaço infantil funciona de segunda a sexta das 8:00h às 17:30h não havendo necessidade de inscrições e recebendo crianças de 0 a 6 anos sendo que de 0 a 3 anos acompanhados de seu responsável para auxiliá-los.

• Cyber infantil – O cyber infantil oferta recursos da internet com objetivo de entretenimento, comunicação e informação. São 12 computadores ligados em rede, com programa próprio que permite a cada usuário, ter um apelido e uma senha, para utilização por 20 minutos da internet. Não havendo outra criança na espera o tempo pode ser renovado. O cyber infantil funciona na biblioteca do ECE RJ de segunda a sexta de 8:00 às 12 h e de 13:30 às 17:30h atendendo crianças de 6 a 11 anos estando cadastrados no programa, para utilização da internet. Com a supervisão de monitores e estagiários, sendo proibido o acesso a sites violentos e pornográficos.

• Apoio Escolar – O apoio escolar tem como objetivo de através de atividades lúdicas (brincadeiras e atividades divertida), desenvolverem as competências, capacidades e saberes básicos necessários para um bom desempenho escolar, e principalmente na vida das crianças como todo. Trabalha-se as datas comemorativas e acontecimentos importantes da sociedade de: pintura, recorte e colagem, passa tempos, exposições, etc. O espaço atende crianças em idade pré-escolar e escolar com o oco na faixa etária de 6 a 11 anos, nesse espaço atuam as estagiárias normalistas ( são estagiárias que estão cursando o ensino médio na escola de professores).

• Vidioteca – Tem como objetivo oferecer entretenimento e cultura para as crianças. A criança, escolhe um dos filmes do acervo e o monitor ou estagiário põe para que ele possa assistir. Podem participar da atividade crianças de 0 a 6 anos sendo de 0 a 3 acompanhada dos responsáveis para auxiliá-los.

• Espaço leitura ou Canto da leitura - O espaço é reservado para leitura, centro de conhecimento e pesquisas. Possui um acervo literário com mais de 38 mil livros, sendo todos doados. Os leitores interessados escolhem o livro desejado, podendo ler na própria biblioteca ou levar por 1 semana emprestado.

São responsáveis pelo setor Roberta Reis e a professora Norma que é responsável pela organização do acervo e auxílio aos leitores. Qualquer pessoa pode participar desse setor, apenas os empréstimos de livros que são somente para os alunos do ECE RJ ou morador do Cantagalo Pavão Pavãozinho.



EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 16 anos – 1° ano Nível Médio.


EU@REPÓRTERECERJ – Naiara Pinheiro – 16 anos – 2° ano Nível Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário