terça-feira, 27 de outubro de 2009

Todos os Direitos da Criança

Todos os Direitos da Criança é o tema central do bimestre outubro-novembro do Calendário Pedagógico do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro , que neste ano de 2009 celebra os 50 Anos dos Direitos da Criança.
O texto da celebrada escritora de livros infantis, Ruth Rocha, bem expressa o entendimento destes direitos.

Os Direitos das Crianças
por Ruth Rocha

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Ter direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,

Ter lápis de colorir...

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.

Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!

Ruth Rocha

Uma das escritoras infantis mais conhecidas e prestigiadas, nasceu na cidade de São Paulo, em 2 de março de 1931.
Teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis.
É graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.Monteiro Lobato foi sua grande influência. Em sua obra, essa influência se traduz pelo seu interesse nos problemas sociais e políticos, na sua tendência ao humor e nas suas posições feministas. Em 1988 e 1990 lançou na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York seus livros “Declaração Universal dos Direitos Humanos” para crianças e “Azul e Lindo – Planeta Terra Nossa Casa”.Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.



Clique nos links:

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Esporte e cultura numa favela do Rio de Janeiro

Jornal Hoje - 02 setembro 2009 Tempo: 2 min 23 segundos

Para sete mil crianças que vivem num morro, na zona sul do Rio, o espaço do projeto é o quintal de casa. Andressa frequenta o espaço desde os oito anos. Hoje aos 15, ela é monitora do apoio escolar. Cresceu aqui com a certeza de poder acreditar nos próprios sonhos.

“Você sabe que antes você tava ali e agora você esta tentando ensinar, passar o que você aprendeu antes”, diz Andressa, monitora.

Na biblioteca o espaço é livre para o que elas quiserem fazer. Ler, navegar, pintar ou simplesmente brincar. E assim as professoras conseguem dar apoio ao que eles aprendem na escola.

“A gente tem como objetivo fazer com que essas crianças desenvolvam o que hoje é o maior objetivo da escola em si, da escola formal que é o que: é o ler, o escrever, o interpretar, o contar”, comenta Roberta Silva, professora.

Muitos aqui nunca tinham tomado banho de piscina. As duas primas gostaram tanto que viraram campeãs.

Em cada aula a principal preocupação dos professores é com o futuro destas crianças e adolescentes. Eles querem que as lições ensinadas aqui sirvam no esporte, na escola, pra profissão, por toda a vida.

“Respeito às regras, respeito ao colega, respeito ao árbitro”, diz o professor.

“Aqui eles passam a ter uma identidade e a saber o que eles querem e o que eles podem”, comenta Norma Reis, coordenadora pedagógica.

“E o que você quer ser quando você crescer?”, pergunta a repórter.

“Tem tanta coisa, mas de preferência eu quero ser ator, para dar um bom futuro para os meus filhos”, diz Alan Lopes, 13 anos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Agosto-Setembro:Diversidade Cultural, riqueza brasileira.

Diversidade Cultural, Riqueza Brasileira.

No meses de agosto e setembro, elegemos para nosso trabalho pedagógico, do bimestre, o Princípio 1, dos Direitos da Criança, que diz:
Todas crianças são credoras dos direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade.
Por isso, dentro desse tema, resolvemos discutir a Cultura e sua diversidade.
Quando falamos em Cultura, falamos em crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
E como sabemos, o Brasil tem uma imensa diversidade cultural, seja na linguagem, nas danças, nos ritmos, vestimenta e tradições.
Somos muito ricos em ritmos musicais. Ritmos esses que aqui se originaram e se tornaram conhecidos internacionalmente. O samba, por exemplo, juntamente com o futebol, é uma das expressões mais conhecidas do Brasil no exterior. Mas o samba é somente um de nossos típicos ritmos musicais, que ainda incluem o frevo, o maracatu , o baião, o carimbó...
E é de toda essa diversidade que falaremos nesses dois meses.

O Brasil é um absurdo/
Pode ser um absurdo/
Até aí tudo bem/
Nada mal/
O Brasil é um absurdo/
Mas ele não é surdo/
O Brasil tem um ouvido musica/
Que não é normal..."

Com estes versos irônicos, o compositor baiano Caetano Veloso
faz um elogio à musicalidade da cultura brasileira.

No WIKIPEDIA:

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo e metabiológico criado pelo homem [1]. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.


Diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem,danças, vestimenta e tradições, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.





Clique nos links:


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Junho-Julho: Viver é preciso!


“Preservar o Meio Ambiente, cuidar da nossa Saúde”

Esse será o tema do nosso bimestre, junho-julho, que está pautado no Princípio 4 , dos Direitos da Criança, o Direito à Saúde.
Vamos discutir como podemos obter hábitos saudáveis e, como esses trazem benefícios para a nossa Saúde.
Vamos, também, entender um pouquinho do funcionamento do nosso corpo e órgãos.
Mas, como sabemos que, Saúde e Meio Ambiente são áreas intrinsecamente ligadas, não sendo possível prevenir e proteger a nossa Saúde sem cuidar do Meio Ambiente, e que Saúde pressupõe um Ambiente saudável, vamos ampliar nossas discussões, aqui no Espaço, na vertente: “Preservar o Meio Ambiente, cuidar da nossa Saúde”.
Em contraponto à expressão "Navegar é preciso; viver não é preciso", cunhada por Pompeu, general romano, e celebrizada por Fernando Pessoa em seu poema, "Navegar é preciso", recuperamos uma verdade: "Viver é preciso".
Tudo isso na busca de uma verdade, e contradizendo Fernando Pessoa.
Através de um encontro com os professores, discutimos o tema, que será abordado nas suas aulas e, posteriormente, serão elaborados trabalhos com os alunos. Esses materiais serão colocados nas mesas expositivas, no hall de exposição, do ECE RJ e, dessa forma, todos poderão ficar de olho na sua Saúde e na do Planeta também.
Navegar é preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.


[Nota de SF
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]
Assista o vídeo

Veja também o trabalho produzido pelos professores e seus alunos:

terça-feira, 9 de junho de 2009

REFORÇO ESCOLAR –PARCERIA SME-ECE RJ


No ponto de partida uma triste constatação

Logo ao iniciar este ano letivo a nova Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, realizou um levantamento da situação de aprendizagem nas escolas municipais do Rio.
Destacamos abaixo alguns pontos do artigo A educação carioca, de autoria da Secretária Claudia Costin ( veja a íntegra no site: http://www.rio.rj.gov.br/sme/)


"...... uma prova foi aplicada para todas as crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro, do 2º ao 9º anos. A prova contemplou os conteúdos de português e matemática que fazem parte do currículo municipal e que deveriam ter sido ensinados no ano imediatamente anterior ao que a criança estuda atualmente. Antes disso, os alunos receberam uma revisão intensiva das duas disciplinas, por 45 dias. O objetivo era identificar quais crianças precisavam de alguma ajuda para ter um bom desempenho escolar no ano em curso. Queríamos também saber em que assuntos esta ajuda seria importante. Os resultados já saíram: cerca de 286.500 necessitam de algum reforço."
".....outra avaliação foi utilizada para saber se havia analfabetos funcionais nas escolas cariocas. Infelizmente havia e não eram poucos: 28. 879 crianças de 4º, 5º e 6º anos não entendiam o que liam e apenas sabiam desenhar as letras, sem conseguir dar sentido lógico ao que escreviam."

"......O MEC e o compromisso Todos pela Educação vêm monitorando o desempenho das escolas. No caso do Rio, pelos dados do Prova Brasil de 2007, infelizmente apenas 23,20% das crianças de 5º ano sabem o que é esperado para sua série em matemática e em língua portuguesa, apenas 29,07%, num claro retrocesso em relação a mensuração semelhante realizada em 2005."

"...Mas de quem seria a culpa? Certamente que não do professor carioca. Lidando com o complexo desafio de formar seres humanos, num contexto de famílias desestruturadas e sem acesso ao saber letrado, os professores procuram, muitas vezes sem instrumentos de apoio para isso, fazer da melhor forma sua tarefa."

A estratégia

Neste mesmo artigo a Secretária define as linhas gerais da estratégia de superação:

“....Neste sentido, duas iniciativas distintas serão conduzidas: vamos realfabetizar as crianças que ainda não dominam as letras, mesmo estando em séries mais avançadas, e faremos um processo de reforço escolar para aqueles que demonstram dificuldades em português e matemática. Para tanto, foram enviados às escolas cadernos de reforço escolar, com teoria e exercícios que cobrem as dificuldades de cada criança.”

Língua Portuguesa e Matemática são pontos críticos

A leitura, a interpretação, são condições essenciais inclusive para o aprendizado de outros conteúdos. Da mesma forma o cálculo básico, o domínio elementar de operações matemáticas, interferem em tudo. Daí a priorização de português e matemática no reforço escolar.

A parceria SME/ ECE RJ


A partir dos materiais, cadernos de reforço escolar, produzidos pela Secretaria, o ECE RJ mobiliza nossos jovens monitores para acompanharem a realização dos exercícios das turmas da escola, organizados em pequenos grupos.
É como "irmãos mais velhos" ajudando os "menores" a realizarem o dever de casa. Ajudam a superar o déficit no repertório cultural, no acesso ao saber letrado das famílias destas crianças.
Um duplo resultado aprendem as crianças, aprendem os jovens. Como no dizer deles mesmo "ensinando se aprende".
Esta á a dinâmica empreendida que é supervisionada pela Profª Marli.
Acompanhe pelo blog: >>Reforço Escolar no ECE RJ

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Abril-Maio:Educação, Aprender é Gostoso e Encanta


Aprender é gostoso e encanta.
O que é e como trabalhar esse bimestre

Instigar o aluno a refletir sobre assuntos do mundo, numa visão crítica, é indispensável para a convivência em sociedade. E é através dos nossos eventos pedagógicos, no Espaço Criança Esperança RJ, que trazemos essas discussões para nosso grupo de professores, alunos e familiares.
Para um melhor entendimento, podemos dizer que os nossos eventos pedagógicos representam os temas transversais dos PCNs (publicados pelo MEC), assim chamados, porque são temas que perpassam todas as disciplinas de maneira constante.
E é dessa forma que acontece aqui no Projeto. Elegemos um tema no bimestre e desencadeamos discussões que envolvem todas as nossas oficinas.
Nesse bimestre, vamos discutir a Educação, como um dos princípios dos Direitos da Criança, dando um foco no como Aprender é Gostoso e Encanta.
Como podemos trabalhar esse tema?
Inicialmente, precisamos entender( e isso acontecerá através de uma capacitação para os professores) que, educar com criatividade é ensinar o prazer de aprender, e com essa criatividade e ousadia, podemos transformar a cidade, a arte, o nosso ambiente, em fontes de aprendizado, tirando, do dia-a-dia, motivação para os alunos. Ou o caminho inverso: Trazer o universo do aluno para a “sala de aula”, para alcançar nossos objetivos, com a ajuda de brincadeiras, músicas, jogos ou qualquer outra ferramenta lúdica pode ter um papel imensurável no aprendizado.
Quando o professor, juntamente com sua turma, desenvolve atividades prazerosas, através de jogos, por exemplo, ele está estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia das crianças, que por sua vez facilitam o desenvolvimento destas, quer seja na linguagem, no pensamento, na concentração, etc.
E será através dos trabalhos que serão desenvolvidos nas oficinas e posteriormente expostos nas mesas expositivas, no hall de exposição do ECE RJ, que poderemos demonstrar como tudo isso acontece.

Assista o vídeo:



Veja também o trabalho produzido pelos professores e seus alunos:

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CALENDÁRIO PEDAGÓGICO 2009


TEMA – EIXO CENTRAL :Os 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança!

Abril e Maio: Educação - Aprender é gostoso e encanta...
Junho e Julho: Saúde e Meio Ambiente
Agosto e Setembro: Cultura
Outubro e Novembro: Todos os Direitos da Criança
Dezembro: Fraternidade e Paz entre os povos






FEVEREIRO
“É Carnaval no ECE/RJ”
Tema Mensal
· Utilizar o carnaval como forma de valorização da nossa cultura.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 16 – Dia do Repórter
Dia 19 – Dia do Esportista

MARÇO
‘As Águas de Março... Promessa de Vida’
Tema Mensal
Ancorado no Dia Mundial da Água (ONU), refletir sobre a importância da mesma na nossa vida, abordando a questão do desperdício.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 01 – Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro
Dia 08 – Dia Internacional da Mulher
Dia 14 – Dia da Poesia
Dia 22 – Dia Mundial da Água
Dia 23 – Dia da Juventude
Dia 27 – Dia Mundial do Teatro

ABRIL
“Vamos Celebrar a EDUCAÇÃO”
Tema Mensal
Mês dedicado a valorização da educação. Compreender o mundo através do que aprendemos.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 01 – Dia da Mentira
Dia 02 – Dia Internacional do Livro Infantil
Dia 07 – Dia Mundial da Saúde
Dia 12 - Páscoa
Dia 18 – Dia de Monteiro Lobato – Dia Nacional do Livro Infantil
Dia 19 – Dia do Índio
Dia 21 – Tiradentes
Dia 22 – Descobrimento do Brasil
Dia 22 – Dia do Planeta Terra
Dia 28 – Dia da Educação

MAIO
“O Que Vou Ser Quando crescer?”
Tema Mensal
Aproveitando-se o dia do Trabalhador discutir as tendências do mundo profissional, e de que forma podemos nos preparar desde crianças para ser um profissional de valor.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 01 – Dia do Trabalho
Dia 03 – Dia do Pau Brasil
Dia 11 – Dia das Mães
Dia 13 – Abolição da Escravatura
Dia 17 – Dia Mundial das Comunicações

JUNHO
“O Ambiente em que Vivemos”
Tema Mensal
Ancorado no Dia Mundial do Meio Ambiente, desenvolver práticas ambientais dentro da sua própria comunidade.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 05 –Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente
Dia 24 – São João

JULHO
“220 anos da Revolução Francesa”
Tema Mensal
Desenvolver os 3 valores que emergiram da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 14 – 220º anos da revolução Francesa (1789 a 2009)
Dia 26 – Dia dos Avós
Inter Espaços

AGOSTO
“O Folclore Brasileiro”
Tema Mensal
Explorar a diversidade cultural
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 10 – Dia dos Pais
Dia 05 – Dia Nacional da Saúde
Dia 11 – Dia da Televisão
Dia 22 – Dia Mundial do Folclore
Dia 25 – Dia do Soldado
Programa Criança Esperança

SETEMBRO
“Primavera – As Flores do Nosso Jardim”
Tema Mensal
Utilizando o início da Primavera como referência, valorizar os nossos alunos (crianças, adolescente e jovens) como “as flores do nosso jardim”
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 01 – Dia do Professor de Educação Física
Dia 07 – Independência do Brasil
Dia 08 – Dia Internacional da Alfabetização
Dia 21 – Dia da Árvore
Dia 19 a 25 – Semana Nacional do Trânsito
Dia 23 – Início da Primavera
Dia 29 – Nascimento do Pintor Candido Portinari (1903)

OUTUBRO
“A Criança – Despertando o Jovem do Futuro”
Tema Mensal
Mês dedicado á valorização e proteção da Criança e da Educação.
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 12 – Dia das Crianças
Dia 15 – Dia do Professor
Dia 29 – Dia Nacional do Livro
Dia 31 – Dia das Bruxas

NOVEMBRO
“Consciência Negra”
Tema Mensal
Desenvolver o Respeito à diversidade étnica
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 17 – Dia da Criatividade
Dia 19 – Dia da Bandeira
Dia 20 – Dia da Consciência Negra

DEZEMBRO
“Natal – A Paz Invade Nossos Corações”
Tema Mensal
Atividades celebrando a comunhão
Datas Comemorativas a serem lembradas
Dia 08 – Dia Nacional da Família – Aniversário do Espaço
Dia 10 – Dia Universal dos Direitos Humanos
Dia 25 - Natal

terça-feira, 24 de março de 2009

O Programa de Monitoria & Estágios do ECE RJ




23 de março de 2009 Tempo: 3 min e 29 segundos

O foco fundamental do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro é preparar o jovem para o ingresso no mercado de trabalho, através de uma série de vivências práticas nos diversos setores, e de um currículo de capacitação básica para a empregabilidade. No Programa freqüentam no contra-turno da escola, em jornada de quatro horas, recebendo uma bolsa mensal. No decorrer do Programa são indicados, com prioridade, através do Balcão de Oportunidades, para programas de Jovem Aprendiz e estágios em empresas.
Podem se candidatar alunos do ECE RJ que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
É pré-condição já serem alunos do ECE RJ no ano anterior, ou de uma das turmas da capacitação básica para o emprego, salvo o de Normalista e Curricular.Também, obrigatoriamente estarem cursando escola regular e terem sido aprovados no ano anterior.



  • Monitoria – Uma vez na semana freqüentam as oficinas de capacitação básica para a emprego e nas demais duas vezes as vivências práticas atuando em rodízio nos diversos setores. Na vivência prática são desenvolvidas as competências necessárias exigidas pelo moderno mercado de trabalho.
  • Estagiário de Ensino Médio – Freqüentam os cinco dias da semana, atuando nas vivências práticas, prioritariamente em funções em que desenvolvem capacidade para liderar equipes e organização do trabalho. Apenas para os que estão no 3º ano do Nível Médio e que tenham sido monitores anteriormente.
  • Estagiário Normalista – Estágio, diário, articulado com o curso de formação que fazem na escola de formação de professores da região. Atuam especialmente na área de apoio e reforço escolar da Biblioteca.
  • Estagiário Curricular – Jovens que são encaminhados pelas escolas para cumprir carga curricular de responsabilidade social, ou como trabalho voluntário. Atuam especialmente na biblioteca auxiliando as crianças nas diversas atividades. A carga horária é variável, de acordo com a possibilidade do jovem, ou meta a cumprir para o seu currículo.


As oficinas para a Capacitação Básica para a Empregabilidade no Programa de Monitoria.

  • Oficinas Esportivas – metodologia especial para desenvolvimento de habilidades básicas para empregabilidade como : trabalho em equipe, disciplina, respeito, foco no resultado, comunicação, auto desenvolvimento, respeito ao gênero e à diversidade.

  • Oficinas de Artes Cênicas – Utilização do Teatro e da Dança da Música, com foco no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão, na interpretação, na postura corporal, na auto-estima. Produzem e atuam na apresentação cênica vinculada ao tema de evento pedagógico do projeto.
  • Dinâmicas de grupo – Entrevista de emprego, elaboração de currículo, postura profissional, qualidade no atendimento, conhecimentos básicos sobre direitos do cidadão, informações essenciais sobre os cuidados à saúde.
  • Integração Digital – Utilização da informática e das novas tecnologias da comunicação. Desenvolvimento da leitura, da interpretação de texto, da escrita, de operações básicas em matemática. Domínio da navegação e pesquisa na web, elaboração e manutenção de blog pessoal, tendo como centro as atividades na monitoria.
  • Vivência Ambiental – Passeio pedagógico na Trilha Pau Brasil bem como ações e atuação no Espaço Verde do ECE RJ, e nos eventos pedagógicos de desenvolvimento da consciência ambiental.




    Vídeo produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro

Depoimentos ( por ordem de entrada):

  • Profª Roberta Reis - Coordenadora do Programa de Monitoria e Estágios
  • Alex Firmiano - Assistente administrativo
  • Iene Bezerra - Estagiária Ensino Médio
  • Fabiana Simão - Estagiária Normalista
  • Gabriella Neto - Estagiária Normalista
  • Úrsula Puetter - Estagiária Curricular

Imagens: Jackson Simão e Jenifer Gomes

Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ

domingo, 15 de março de 2009

A Biblioteca do ECE RJ


3 de março de 2009 Tempo: 2 min e 47 segundos

O vídeo apresenta resumidamente a Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, seus espaços, ações e objetivos. A Biblioteca tem como foco a faixa etária até 11 anos, excetuando o setor de acervo e leitura que aberto a todas as faixas etárias.

  • INTERNET INFANTIL : Setor para crianças até 11 anos com computadores para com acesso à internet, via banda larga.
  • ESPAÇO MULTIMÍDIA : videoteca onde as crianças escolhem livremente o vídeo/dvd que desejam assistir. Também utilizados por professores que trazem alunos para complementação pedagógica
  • APOIO ESCOLAR : conjunto de iniciativas, com metolodologia de apreder/fazendo com objetivo de desenvolvimento de capacidades e saberes essenciais. Especial ênfase no desafio de ler, interpretar e escrever.
  • ECO-BRIQUEDOTECA: estratégia para produzir brinquedos utilizando materiais recicláveis com foco no desenvolvimento de uma consciência ambiental.
  • ESPAÇO INFANTIL: área com brinquedos e televisão, especialmente ambientada para crianças de 2/4 a 8 anos e suas mães ou responsáveis.
  • CANTO DA LEITURA: biblioteca com um acervo de mais de 30.000 livros doados, e mesas para leitura, aberta a qualquer idade.

video produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro

  • Participação: Profª Roberta Reis, alunos da Biblioteca, monitores e estagiários.
  • Imagens: Andressa Alves e Marcos Venicius
    Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ

Espaço Criança Esperança no Jornal Hoje

Matéria veiculada pelo Jornal Hoje( TV Globo em 1 de agosto de 2007). Tempo: 00:01:19

" A chance de conquistar um emprego e de vencer a discriminação social. O Jornal Hoje mostra o resultado do Projeto Criança Esperança no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro.
Priscila Freitas chefia uma equipe de um hotel cinco estrelas no Rio. É o primeiro emprego dela, que começou aos 19 anos como camareira. Aos 21 é supervisora.
Foi no Espaço Criança Esperança da Favela do Cantagalo que Priscila fez o curso de camareira, virou profissional e se encorajou para enfrentar o mercado de trabalho. “Morando numa comunidade, como que eu vou conseguir um emprego, como as pessoas vão me olhar. E, depois que eu fiz o curso, isso mudou“, conta.
O Criança Esperança faz parcerias para formar mão-de-obra para outras empresas. Quem recebe os pedidos e analisa as possibilidades de emprego são pessoas contratadas, que se profissionalizaram no Criança Esperança da Favela do Cantagalo.
Nesse espaço se ensina que ser cidadão e desenvolver a capacidade e a competência profissional são exercícios que começam muito cedo. Companheirismo, convivência, cumplicidade, o respeito ao próximo. Ninguém precisa organizar a fila. Para chegar aos teclados, primeiro a senha, depois a chamada. “Desde a criança a gente pensa em como habilitar para que ele se torne um jovem com inserção social, inserção no mundo do trabalho e que ele possa ser feliz e ter uma vida de sucesso“, diz Norma Reis, coordenadora do projeto."

Vamos à luta ! ( A metodologia)



08 de maio de 2008. Tempo : 4 min e 01 segundos

No Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro (ECE RJ) a metodologia pedagógica articula as virtudes das diversas atividades realizadas num tecido capaz de promover o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, na perspectiva do desenvolvimento humano, da Cidadania, de uma Cultura de Paz.
Do egocentrismo infantil, da descoberta do grupo e do colega, da tempestade da afirmação da identidade na adolescência às bases que se constroem na juventude para a vida autônoma.

Desenvolve

Capacidades - Capacidade de interpretar, comunicar, falar e ouvir, até as exigidas para cada etapa e condição da vida.
Habilidades - As exigidas para o fazer proposto, em especial as para a empregabilidade juvenil, como trabalho em equipe, respeito, disciplina, comunicação, foco no resultado e auto-desenvolvimento.
Valores - Do universal e essencial respeito à vida, do amor ao próximo, respeito à diversidade, aos valores do universo cultural contemporâneo.
Saberes básicos - Dos essenciais como saber ler, escrever, contar, digitar até os pertinentes ao nível escolar, ao específico profissional, e para a vida.

E, sobretudo, desenvolve competências,
aprendendo com a Vida, desenvolvendo para a Vida.

  • Cognitivas : aprender a conhecer
  • Produtivas: aprender a fazer
  • Relacionais: aprender a viver juntos
  • Pessoais: aprender a ser

Definidas como “Os quatro Pilares da Educação para o Séc. XXI” pelo Relatório Delors (UNESCO)

Como referências teórica básicas :

  • Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI
  • Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Edgar Morin.

E, a obra de autores consagrados na Pedagogia como: Jean Piaget, L.S.Vigotsky, Phillipe Perrenoud, John Dewey, Freinet, Paulo Freire, entre outros.

No vídeo, produzido com a participação dos jovens e a equipe do Projeto, a Profa Norma Reis, coordenadora pedagógica, apresenta, de uma forma resumida, atividades relacionando-as à aspectos da metodologia utilizada.

Observação: o vídeo foi realizado durante a filmagem de uma equipe produtora de TV francesa preparando um documentário para programa do canal NT1, da França, com difusão para a Europa.


vídeo produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro
Participação: Equipe do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro
Imagens: Janderson Balbino (18 anos) e Helber de Lima (16 anos)
Edição: Núcleo de Comunicação ECE RJ